GABINETE DE PSICOLOGIA

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA


A importância da psicologia e, particularmente, do papel do psicólogo na prevenção, promoção, otimização de competências bem como no acompanhamento de indivíduos com problemas e ou dificuldades de vária ordem, já é ponto assente em qualquer instituição que se reveja como uma “âncora” para o crescimento pessoal, emocional e cognitivo, daqueles que dela fazem parte. A nossa filosofia, já há muito que, assenta neste pilar: proporcionar bem-estar emocional para que as potencialidades do indivíduo se possam evidenciar ao longo da sua vivência, em todos os domínios.

A premissa das intervenções, no âmbito da psicologia, não se foca exclusivamente nos nossos alunos uma vez que acreditamos que estes não se encontram desconectados de todo um contexto circundante. Assim, a intervenção é efetuada tendo em consideração grupos de pares, professores, auxiliares de ação educativa, família e, de um modo geral, a comunidade envolvente (atividades desportivas, por exemplo), respeitando as idiossincrasias de cada um destes níveis.

O compromisso que o psicólogo estabelece nas diversas áreas de atuação, tem como ponto de partida a sua intervenção a nível Educacional. Intervenção essa que, devido aos protocolos existentes entre o Instituto Educativo de Lordemão e as entidades ligadas à saúde e ao desporto, se desenvolve, igualmente, nestas áreas (Saúde e Desporto). Esta intervenção global possibilita, através da mediação, um desenvolvimento psicossocial e emocional saudável, respeitando sempre ritmos e valores, bem como defendendo a construção e o desenvolvimento da autonomia.

Uma vez que estamos direcionados para as áreas acima mencionadas, urge, fazer referência às funções ligadas a cada uma delas, mas que de uma ou outra forma, acabam por se cruzar num único objetivo: “ Tornar o ser humano mais feliz, para que possa ter cada vez maior e melhor qualidade de vida, alcançando o sucesso…”.

FUNÇÕES DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL

O psicólogo escolar faz parte de uma equipa multidisciplinar, onde professores, assistentes sociais, encarregados de educação e toda a comunidade educativa, colaboram no sentido de criar as condições favoráveis ao desenvolvimento pessoal, emocional e cognitivo dos nossos alunos.

Desta forma, indicamos as funções, entre outras, consideradas prioritárias no campo de ação:
Intervenção precoce;
Avaliações de desenvolvimento;
Desenvolvimento de um trabalho cooperado com os pais, educadores, professores e outros agentes educativos;
Acompanhamento psicopedagógico;
Despiste e possível sinalização de problemas de desenvolvimento;
Promoção de estratégias que potenciem o desenvolvimento cognitivo (atenção, concentração, memória, perceção, raciocínio), afetivo-social (autonomia/ personalidade/ regras), emocional, psicomotor, comportamental e da linguagem;
Desenvolvimento de estratégias motivacionais;
Orientação vocacional (escolar e profissional);
Métodos e técnicas de estudo;
Intervenção na elaboração de programas de formação de docentes e inovação educativa;
Ações de sensibilização destinadas a toda a comunidade educativa, bem como a familiares de alunos.

FUNÇÕES DO PSICÓLOGO NO DESPORTO

O psicólogo no desporto é um preparador e assessor psicológico, que utiliza técnicas e aplicações psicológicas para a otimização do rendimento e bem-estar de atletas e demais agentes desportivos (treinadores, dirigentes). Logo, como objeto de estudo, o comportamento. O objetivo será ajudar os atletas e treinador a atingir as etapas a que se propõem, promovendo ao máximo o rendimento desportivo.

O psicólogo do desporto está capacitado para realizar as seguintes funções:

Avaliar, diagnosticar, planificar e assessorar pessoas e situações;
Intervir em consonância com o treinador na gestão de stress e técnicas de controlo de ansiedade desportiva e na otimização da sua prática através da implementação de técnicas de motivação;
Prestar apoio individual e diferenciado aos atletas, treinadores e pais;
Investigar a realidade desportiva.
A aplicação de técnicas e princípios psicológicos no sentido da promoção e otimização do rendimento e do bem-estar em contexto desportivo de atletas e demais agentes desportivos, é para nós fundamental para se poder identificar dois objetivos primordiais nesta área: (a) compreender como os fatores psicológicos afetam o rendimento físico dos indivíduos; e, (b) compreender como o exercício e a participação desportiva afetam o desenvolvimento, a saúde e o bem-estar psicológico dos indivíduos.

FUNÇÕES DO PSICÓLOGO NA SAÚDE

Consideramos indispensável a intervenção do psicólogo na área da saúde, pois tal contribui para a melhoria do bem-estar psicológico e da qualidade de vida dos alunos, conduzindo-os a ganhos terapêuticos fundamentais na recuperação da sua autonomia e auto-estima.

Centramos o nosso trabalho nas seguintes vertentes:

Promoção e manutenção da saúde;
Prevenção e tratamento de doenças;
Aplicação de técnicas de coaching, uma vez que as emoções positivas têm um papel preponderante na aceitação das suas limitações;
Sessões de Psicoterapia (terapia psicológica, terapia familiar e terapia cognitivo-comportamental)
Entrevistas com os familiares, clarificando as suas expetativas (estabelecimento de metas concretas e realistas).

Contactos

Av. Dr. José R. Sousa Fernandes, Lordemão, 3020-228 Coimbra
Telefone: 239 497 080
Email: geral@institutoeducativolordemao.pt

Parcerias

Siga-nos

© INSTITUTO EDUCATIVO DE LORDEMÃO 2017 | DESIGN BY: DESIGNRIGOROSO